sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Lewis Carrol - Alice No País das Maravilhas

Photograph of Charles Dodgson by Oscar Rejlander

O filme dirigido por Tim Burton e que tudo indica aprerecerá no grande-ecran em Março de 2010 tem suscitado enorme e intensa acção de promoção. Por todo o lado são fotos do filme que recria o pensamento de um autor que marcou muito mais como escritor do que como fotógrafo. Mas Lewis Carrol deixou-nos um trajecto de autor multidisciplinar e em que a Fotografia tem marcante espaço de referência. E de tal modo marca o momento da sua época como fotógrafo que aqui deixo um endereço de uma tese de Doutoramento. A de Nives Sánchez Garre e que foi apresentada com o Título: Evolución De La Fotografia A Través De La Obra De Lewis Carrol: Alicia En El País De Las Maravillas Y A Través Del Espejo, apresentada em 2004 na "Facultad De Ciencias De La Información" - "Universidad Complutense de Madrid".

Alice Liddell #2



Last page of the orginal Alice's Adventures Underground


Aqui alguma motivação para que além do filme a ver em 2010 começem por ler ou reler a obra de Lewis Carrol e muito em especial leiam a tese referida e que pode ser encontrada em documento PDF no endreço:


Um trabalho cuja leitura me tem deliciado e entusiasmado, pela abordagem de altíssimo nível feita à obra de Lwis Carrol e ao percurso da própria Fotografia.

ACONSELHO VIVAMENTE

1 comentário:

nightrider disse...

Carroll foi com certeza absoluta um ótimo fotógrafo e entendia muito bem a cabeça das crianças!!seu livro mais famoso(nem precisa dizer qual é)continua,depois de mais de cem anos,encantando crianças e adultos até hoje!!!!!